Como funciona o tempo de criação na indústria da moda?

Por Carol Beltran
Coordenadora de produção e docente de moda visual merchandising

 

Quando vemos as roupas nos cabides e bancadas das lojas mal sabemos quanto tempo elas foram pensadas para estarem ali prontas para serem consumidas. Todos os tecidos, cores, aviamentos e estampas tiveram seu tempo de criação.

Mas afinal quanto o tempo de criação demora? Dois anos antes são pensadas as cores: quantas são, combinações entre si e quais das cores clássicas serão hit da estação.

 

 

Os tecidos começam a ser pensados um ano e meio antes do lançamento da coleção. São delimitadas as cores harmonias, estampas e também os temas promocionais. A definição do plano de coleção, aviamentos especiais, silhuetas e formas de uma linha geral para o preço e cronograma de produção serem fixados são todos pensados um ano antes da coleção.

 

 

Assim podemos concluir que as cores do inverno de 2017, os tecidos do verão de 2016 e o plano de coleção foram pensadas em julho de 2015.  Agora quando vermos uma coleção em uma loja podemos ter noção do tempo de criação gasto antes de estamparem as vitrines das lojas.

 

Saiba mais:
Hussein Chalayan e suas misturas de moda e tecnologia
O criador de moda e os desafios do mercado
E-book gratuito da Audaces explica etapas de produção da peça de roupa

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *