Passo a passo: como fazer uma saia meio godê?

Por Bruna Pacheco
Prof. da Universidade Feevale e proprietária da Black Label Consultoria

No post anterior ensinamos como fazer saia godê com ¼ de roda. Neste texto seguimos abordando como tema central as saias godês e ensinaremos como fazer saia meio godê, também chamada de meia roda, pois forma um meio círculo. Portanto, esta peça possui mais rodado do que a saia ¼ de roda.

Saia meio godê/ Reprodução

Passo a passo: como fazer saia meio godê

Passo 1 – Inicie o passo a passo de como fazer saia meio godê traçando um ângulo de 90 graus em um canto do papel. Para calcular a medida do raio, utilize a seguinte fórmula: circunferência da cintura menos 2 cm (esta medida é utilizada em função do tecido ceder muito ao ser cortado, pois pega o sentido do fio do tecido no viés. Esta medida pode variar de acordo com o tecido) dividido por 3 cm.

Resumo da fórmula para saia meio godê
Circunferência da cintura – (menos) 2 cm / (dividido) por 3 cm

Passo 2 – O resultado da fórmula será utilizado como raio. Para traçar você pode utilizar um compasso, no caso da medida ser muito grande, pode utilizar uma fita métrica, colocando-a sobre o ângulo de 90 graus.

Passo 3 – Depois de desenhar a circunferência da cintura, meça com uma fita métrica para verificar se a mesma está correta. Como a saia trata-se de meio círculo, para ter a medida inteira, faça a medida do desenho da cintura vezes 2.

Passo 4 – A partir da linha da cintura, desenhe o comprimento, colocando a medida de comprimento desejado para a saia.

Passo 5 – Coloque margem de costura em uma das laterais e na cintura. Como a saia será na dobra do tecido para obter o meio círculo, um dos lados precisa ser sinalizado como dobra. Sugiro que utilize uma bainha fina, pois costurar uma bainha superior a 1cm em linha curva não é indicado. Dependendo do tecido, ela pode se torcer. Bainhas finas são mais práticas de serem feitas em curvas.

Passo 6 – Para cortar a saia, desenhe o fio do tecido conforme ilustrado na figura e posicione o molde sobre o tecido. Na foto abaixo, é apresentada a saia cortada aberta, mas não é necessário fazer o molde completo, pode-se dobrar o tecido ao meio, fazendo a dobra do tecido e, depois, o corte. Se a saia for muito comprida pode acontecer do molde não caber no sentido da largura se colocado de pé, por isso, na maioria dos casos as saias precisam ser cortadas no sentido do comprimento, conforme ilustra o exemplo da figura.

Passo 7 – Após cortar, passe duas costuras sobre a margem da costura da cintura a fim de não deixá-la ceder.

Passo 8 – Saias godês precisam “descansar” porque cedem devido ao viés. Portanto, pendure a saia de um dia para o outro, a fim de ver o quanto irá ceder para posteriormente emparelhar. Dependendo do tecido, a saia pode ceder onde pega o sentido do fio no viés, por isso, este descanso é necessário. Se você pretende fazer a saia em grande escala, sugiro que realize a primeira modelagem e faça a peça piloto para analisar o quanto a peça irá ceder. Posteriormente apare esta medida do molde retraçando a bainha.

Esquema da modelagem e do corte da saia meio godê

Leia também…
– Como fazer saia godê com ¼ de roda?
– História da saia é marcada por evolução, recessão e glamour
Tipos de saias: conheça alguns dos modelos mais usados

Uma resposta para “Passo a passo: como fazer uma saia meio godê?”

  1. Eliane disse:

    amei esse novo estudo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *