Como fazer o molde de uma peça jeans adicionando o valor do encolhimento da lavagem

Por Vania Alves de Barros
Coordenadora de Engenharia de Modelagem

Em primeiro lugar deve-se verificar junto ao fornecedor os dados do tecido em relação ao seu encolhimento em sua ficha técnica: o encolhimento especificado para o sentido da trama do tecido na largura e também o do sentido do ardume no comprimento do tecido. Após obter esses dados, você já conhece o comportamento do tecido e pode efetuar a regra de três para achar o valor a ser adicionado para o encolhimento da lavagem.

Exemplo: achar o encolhimento da lavagem da peça no quadril, sabendo que o tecido encolhe 4% na trama e que a medida deste quadril pronto é 100 cm.

Desta forma, faremos o quadril da peça com 104 cm, sabendo que 4 cm é o acréscimo de encolhimento e quando a peça ficar pronta ficará com os 100 cm desejados.

Sendo assim, seguimos este mesmo raciocino para as demais partes da modelagem: cintura, quadril, joelho e boca. Temos que observar que, somente quando a medida da peça se refere à comprimentos é que trabalharemos com os valores de encolhimento da lavagem que está no urdume, ou seja, calcaremos o comprimento da peça pela porcentagem da medida do encolhimento do urdume.

E aí, entendeu como calculamos o encolhimento da lavagem do molde? Se ficou alguma dúvida do processo é só deixar um recado nos comentários. Até a próxima!

Saiba mais:

Encolhimento do tecido no Audaces 3D: como aplicar?

Desperdício de tecido: calcule quanto tecido e dinheiro você está desperdiçando

Encolhimento do Tecido: um controle de qualidade necessário nas confecções

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *