Calçados Esportivos: como exercitar-se com segurança sem sair da moda

Lucía Andrea Vinatea Barberena
Designer, antropóloga e empresária de moda

 

Cada tipo de atividade física requer diferentes tipos de calçados, principalmente quando o esporte é praticado com certa frequência. Escolher o tipo incorreto de calçado pode comprometer o rendimento, provocar dor e desconforto, e, no pior dos casos, causar lesões. Confira nossas dicas para exercitar-se com segurança sem deixar de estar na moda.

 

calcados-esportivos-moda-tendencias-figura1

Atividade física. Fonte: ativafm.net

 

Caminhada

Segundo a revista Viù!, o calçado ideal para caminhar deve ter solado amplo para dar maior estabilidade aos movimentos, amortecimento na região dos calcanhares e para absorver o impacto da pisada. Em caso de pés pronados (o tornozelo gira para dentro), o amortecimento não precisa ser tão forte, mas já no caso de pés supinados (o tornozelo gira para fora), é primordial investir em um calçado com bastante reforço de espumas no tornozelo.

calcados-esportivos-moda-tendencias-figura2

Nike Dualtone Racer. Fonte: stylefile.es

 

Academia

Na academia os exercícios são aeróbicos (o step, por exemplo) e funcionais (aqueles que utilizam o peso do próprio corpo). Para evitar lesões, vale apostar nos calçados de sola ampla para melhor estabilidade, mas que ao mesmo tempo sejam flexíveis para se adaptarem à pisada de cada um. É importante também que os calçados tenham amortecimento na região dos calcanhares, especialmente para modalidades que impliquem pular e/ou correr na esteira, por exemplo.

calcados-esportivos-moda-tendencias-figura3

Puma Speed 600 IGNITE 3. Fonte: lyst.com

 

 

Corrida

A característica mais importante para um calçado de corrida é o amortecimento. É necessário absorver o máximo de impacto possível, pois a modalidade força bastante os tornozelos, joelhos e o quadril. Se você é iniciante na corrida, opte por calçados que ajudem no impulso e que durem bastante. Quando a técnica já está mais aprimorada, pode-se optar por calçados mais leves, como aqueles que não possuem cadarços e cujas solas são mais finas.

calcados-esportivos-moda-tendencias-figura4

Reebok Print Run. Fonte: reebok.com.br

 

Trekking

Existem diferentes níveis de dificuldade no trekking. No entanto, calçados de cano alto, solado antiderrapante e de preferência impermeáveis são a melhor pedida, pois se adaptam melhor a todo tipo de terreno e desafio.

calcados-esportivos-moda-tendencias-figura5

Ultra Fast Pack II (The North Face). Fonte: mountaingetaway.com

 

 

Crossfit

O crossfit envolve exercícios funcionais de alta intensidade e também levantamento de peso. Para esta modalidade, o ideal são os calçados de solado amplo e resistentes ao desgaste.

calcados-esportivos-moda-tendencias-figura6

Nike Metcon 3. Fonte: roguefitness.com

 

Fonte de pesquisa: Revista Viù! nº210 (El Comercio).

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *