Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

31/12/2013

Beneficiamentos têxteis modificam estrutura dos tecidos

O tecido pode passar por diferentes beneficiamentos têxteis depois de terminada a tecelagem. Cada um desses acabamentos a que é submetido tem o objetivo de transformar o aspecto e/ou a estrutura das fibras, modificá-lo quanto a maleabilidade e dureza, retirar impurezas que ficam nas fibras, entre outros.

No post Tipos de beneficiamentos que podem ser aplicados aos tecidos foram abordados seis processos de beneficiamentos – chamuscagem, purga, desengomagem, flanelagem, navalhagem e lixagem. Neste texto, serão descritos outros tipos de beneficiamentos têxteis, como o alvejamento, o branqueamento óptico, a ramagem, a sanforização e a calandrage.

 

Diferença visual entre tecidos não acabados e acabados/ Reprodução

 

Beneficiamentos têxteis

Alvejamento – este beneficiamento é realizado com a aplicação de produtos químicos alvejantes – peróxido de hidrogênio, hipoclorito de sódio ou clorito de sódio – que têm o objetivo de clarear as fibras do tecido. O procedimento é aplicado, geralmente, com fibras naturais que possuem uma cor amarelada e prepara o tecido para os processos seguintes, como o branqueamento óptico, tingimento ou estampagem. Após finalizado a etapa de clareamento, é preciso que as fibras passem por uma lavagem para retirar os produtos químicos do material.

Branqueamento óptico – alguns tecidos, mesmo após passar pelo processo de alvejamento, tendem a refletir uma coloração amarelada, sendo necessário aplicar o procedimento de branqueamento óptico neles. Esse beneficiamento consiste no uso de um produto (quente) que vai refletir os raios azulados e violetas, combatendo os da cor amarela e fazendo com que o tecido pareça ainda mais branco.

Ramagem – presos apenas pelas ourelas, os tecidos passam por uma estufa para secagem e/ou termofixação. As faces do material não entram em contato com nenhuma outra superfície durante o processo. Geralmente realizado em fibras sintéticas, este beneficiamento tende a fixar a largura e a gramatura do tecido, bem como estabilizar os fios.

 

 

 

 

Sanforização/ Reprodução

Sanforização – procedimento realizado com a finalidade de provocar o encolhimento mecânico do tecido no sentido do urdume (comprimento). Durante a fabricação do material, os fios são esticados e tensionados e caso não passem por um processo de relaxamento das fibras, tendem a encolher após a lavagem. Esse processo é geralmente aplicado a tecidos de algodão.
Calandragem – nesse procedimento o tecido é espremido em alta pressão e temperatura ao passar entre cilindros em um equipamento. Dessa forma, o material tem sua superfície achatada e dá uma maior reflexão da luz, fornecendo um brilho mais intenso e melhor toque à superfície do pano.

Fonte
Site Caderno de moda

Leia também…
– Beneficiamentos no tecido e nas peças interferem na modelagem
– Tipos de beneficiamentos que podem ser aplicados aos tecidos
Tipos de lavagens do jeans: conheça alguns tipos

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

modelagem-de-roupas-audaces-360

10/02/2020

Modelagem Digital: recursos para facilitar o dia a dia

Escrito por Audaces

05/02/2020

Conheça o case da Biliton e como aumentaram em 300% sua capacidade produtiva.

Escrito por Audaces

31/12/2019

Gradação: exemplos de como a tecnologia pode ajudar nesse trabalho

Escrito por Audaces