!DOCTYPE html> insert_pixel_code_here

As Utilidades do Círculo Cromático na Moda

Por Vania Alves de Barros

Coordenadora de Engenharia de Modelagem

 

Todos sabem da importância do círculo cromático na moda e o quanto ele ajuda na hora de escolher as combinações de cores para uma coleção de roupas. A partir de boas combinações de cores podemos contrastá-las, harmonizá-las e iluminá-las de forma extraordinária.

Exatamente para simplificar esse processo utilizamos o círculo cromático na moda, ou seja, um instrumento facilitador para elaborar projetos, uma vez que nele temos acesso à composição de cores, luminosidade, saturação e sombras que devem ser empregados. 

Quando se utiliza a cor sob o ponto de vista estético e se pretende obter resultados harmônicos com os seus valores cromáticos, recorre-se, por vezes, à teoria das cores semelhantes ou das cores contrastantes.

São cores semelhantes aquelas que, constituídas por pigmentos semelhantes, apresentam uma certa analogia e se situam como vizinhas no círculo cromático.

São cores contrastantes aquelas que, não contendo pigmentos semelhantes, apresentam um nítido contraste e se situam em pontos opostos no círculo cromático.

Sendo assim, o círculo cromático na moda, como o próprio nome designa, é uma paleta composta por doze cores, sendo elas: três cores primárias – que não podem ser obtidas através de outras, como amarelo, azul e vermelho; três cores secundárias – formadas pela mistura das cores primárias, como laranja, violeta e verde; e outras seis cores terciárias – compostas pela mistura das cores secundárias.

Além dessas cores classificadas acima, podemos criar milhares de outras adicionando o preto – resultando em sombras e cores mais escuras, ou o branco – para representar a luminosidade e cores claras.

 

Circulo Cromático na Moda:

Veja abaixo as possíveis combinações de cores para o vestuário que podem ser feitas dentro do planejamento de coleções para facilitar o trabalho do estilista, design entre outros.

 

Agora, no exemplo de uma combinação triádica, confira como podemos utilizar o círculo cromático na moda para facilitar o trabalho através do seu estudo e conhecimento.

 

O estudo das cores envolve muito mais que apenas este conteúdo, porém colocando o círculo cromático na moda e contando com essas dicas e combinações, você poderá trabalhar as cores de forma a facilitar o dia a dia de e fazer um planejamento de coleções mais harmônicas e equilibradas.

 

Leia também:

O que é uma coleção de moda?

Sobre as cores na moda: o que mais você precisa saber

Dicas para fazer o planejamento da coleção

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *