Artesanato e tecnologia: conheça o trabalho de Iris van Herpen

Por Thais Soares
Discente no curso de Tecnologia em Design de Moda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Aliar artesanato e tecnologia é uma das características do trabalho de Iris van Herpen. Ela é uma designer holandesa, formada pela Artez, que nos últimos anos se destacou no mundo da moda por conta de suas coleções impactantes. A moça já estagiou com Alexander McQueen e Claudy Jongstra e atualmente apresenta suas coleções na semana de moda de Paris.

A estilista defende a moda como forma de auto expressão e diz que durante seu processo criativo faz uso de conceitos abstratos presentes em sua mente, pois não gosta da ideia de criar uma nova imagem baseada em uma antiga já existente. Suas criações transmitem as coisas que vê e sente diariamente.

Nos trabalhos que desenvolve, Iris faz parceria com profissionais como arquitetos e cientistas e, por meio de processos como a impressão 3D, cria peças que são verdadeiras obras de arte. O mais interessante é que, mesmo lançando mão de tanta tecnologia, ela não deixa de lado as ancestrais técnicas do artesanato, o que faz com que seu trabalho seja extremamente rico em detalhes. A matéria-prima das peças vai desde o couro trabalhado até materiais alternativos como plástico, madeira e metal.

As criações de Iris podem ser encontradas, além da Paris Fashion Week, em exposições que acontecem por todo o mundo. Realmente é grande fonte de inspiração, vale a pena conhecer seus trabalhos de perto e pensar em novas possibilidades de aliar artesanato e tecnologia!

Fotos: http://www.irisvanherpen.com/.

Leia mais:
Materiais diferenciados se destacam nas coleções de Iris van Herpen
Couture tecnológica: a tecnologia a serviço da alta-costura
Inovação na malharia: tecidos fabricados em 3D e 4D

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *