Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

04/08/2015

Ambientação na ilustração de moda

Por Gabriela Kuhnen}
Estilista e professora do Departamento de Moda do Ceart (Udesc)

Vamos tratar neste post da ambientação na ilustração de moda, mas antes vale destacar que a ilustração de moda é composta de imagem (croqui) e fundo (ambientação). A composição entre desenho e fundo é essencial para o êxito da ilustração. Essa diagramação deve ser pensada e estudada para gerar um resultado de equilíbrio estético.       

A ambientação na ilustração de moda deve possuir relação com o croqui e com a temática da coleção, além de ter o objetivo de fortalecer a ideia ou o conceito da coleção, sem competir em atenção com o croqui de moda. São os elementos visuais, como linha, cor, textura, luz, repetição e forma, que são manipulados para gerar equilíbrio, harmonia, movimento ou tensão.

Os mais variados materiais e técnicas podem ser utilizados para realizar a ambientação na ilustração de moda, como papéis lisos e com textura, papéis coloridos e transparências. Espaços vazados e colagens de materiais variados como adesivos, fotografias, efeitos de recorte, dobraduras também podem ser usados. É possível utilizar ainda textos manuscritos e impressos, xerox, efeitos aquarelados, esfumaçados, tinta acrílica, canetas e computação gráfica          

A composição na ambientação na ilustração de moda pode ser feita por pinturas figurativas e abstratas, letras e elementos (cães, gatos, flores, molduras, decoração, carros, bolsas ou elementos geométricos). Pode ser feita também por meio de semelhanças ou contrastes. Lembrando que, para qualquer relação espacial entre objetos, há uma distância “correta”, a qual o olho estabelece intuitivamente.

Para a física, o equilíbrio é o estado no qual as forças, agindo sobre um corpo (croqui), compensam-se mutuamente. Consegue-se o equilíbrio, na sua maneira mais simples, por meio de duas forças de igual resistência que puxam em direções opostas.

Com exceção das configurações mais regulares, nenhum método de cálculo racional conhecido pode substituir o sentido intuitivo de equilíbrio do olho. O movimento é a atração visual mais intensa da atenção. Os aspectos mais específicos do movimento tais como direção e velocidade são também percebidos de acordo com as condições que prevalecem no campo visual. Esse movimento pode ser ressaltado com manchas em várias direções, linhas, formas sequenciais de diferentes tamanhos etc.

A ambientação na ilustração de moda deve ajudar a fortalecer a imagem do croqui, ao fazer com que esse não se encontre sozinho no espaço visual. O ilustrador deve observar que tipo de ambientação irá se enquadrar melhor ao estilo de seu croqui e à roupa por ele criada, observando o vínculo com a temática e o público alvo.

Observe, a seguir, algumas ilustrações de David Downton que mostram diferentes técnicas e harmonizações de ambientação.

Ambientação com fonte e contraste de cores
Fonte: https://www.pinterest.com/pin/175218241723432296/

Ambientação com elemento figurativo e fontes
Fonte: https://www.pinterest.com/pin/155585362100273552/

Ambientação por meio de contraste e efeito aquarela
Fonte: https://www.pinterest.com/pin/425801339745191612/

Leia mais:
Análise gráfico-visual de ilustrações de moda
Estilização da figura de moda
Técnicas de pintura de desenho de moda
O universo das ilustrações de moda

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

20/08/2019

Ganhe eficiência na modelagem de roupa com o Audaces 360

Escrito por Audaces

sala-de-corte-4.0

13/08/2019

Sala de corte 4.0: planeje e controle a sua produção com mais assertividade

Escrito por Audaces

08/08/2019

Conheça as previsões para a indústria da moda até 2025

Escrito por Audaces