Acabamentos aplicados aos tecidos melhoram qualidade da roupa

Os acabamentos aplicados aos tecidos são importantíssimos na moda. Eles melhoram as características visuais e de toque do material têxtil, dão efeitos específicos ao produto, auxiliam no conforto e determinam alguns aspectos de durabilidade da vestimenta quanto aos cuidados domésticos ou limpeza profissional.

Dependendo do acabamento que o tecido irá receber será necessário ter cuidados distintos no manuseio e limpeza. Cada uma das aplicações feitas na superfície do tecido vão conferir características distintas ao produto, diferenciando-o. Por exemplo, um tecido que passou por um processo de acabamento e recebeu a aplicação de resinado se torna impermeável a chuva e sua limpeza exige certos cuidados.

Se aplicar um outro tipo de acabamento ao mesmo tipo de tecido utilizado no exemplo anterior, é possível ter um outro efeito. O efeito “amassadinho” quando empregado às fibras faz com que outros cuidados sejam tomados, como evitar passar a peça à ferro quente. Em ambos os casos a composição das fibras do tecido é idêntica, porém, o efeito final conseguido com os dois tipos de acabamentos é bastante distinto, bem como os cuidados de manuseio também.

 

Acabamentos aplicados aos tecidos mudam característica das peças/ Reprodução

Os tipos de acabamentos aplicados aos tecidos são os mais variados. Alguns processos mais conhecidos são: alvejamento, purga e desengomagem, tingimento ou estampagem, aplicação de glitter, resinagens, corantes, entre outros. A escolha de cada um desses processos vai depender do efeito que pretende-se dar à peça. No próximo post serão descritos alguns dos processos mais comuns pelos quais os tecidos passam antes de chegar até ao consumidor.

Fonte
Guia de implementação – guia de normalização para confecção

Leia também… 
 Beneficiamentos no tecido e nas peças interferem na modelagem
Tipos de lavagens do jeans: conheça alguns tipos 
– Acabamentos no jeans garantem qualidade da peça

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *