A importância da pesquisa de referências para criação de modelagens diferenciadas

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

A criação de uma coleção envolve uma série de etapas, de pesquisa, de criação, de modelagem, de desenvolvimento e produção. Todas as etapas são de extrema importância e em posts anteriores comentei sobre as etapas de pesquisa e de criação. Neste vou explicar um pouco mais uma etapa da criação: a modelagem.

Ao contrário do que muitos pensam, o criador de moda necessita ter um vasto conhecimento de modelagem para propor novos conceitos, peças diferentes e inovadoras, mesmo que não seja ele quem desenvolva a modelagem das peças. Para criarmos nos abastecemos de muitas informações sobre mercado, tendências, público-alvo, temática da coleção, cores e materiais e muitas vezes nos esquecemos da modelagem.

Uma boa forma de pensar a construção das nossas peças é uma boa pesquisa de referências de modelagem em livros que possuem diferentes métodos, técnicas e interpretações. Isso nos dará outra visão e muitas ideias para criarmos os nossos recortes, volumes, pences. Quanto mais eu pesquisar, mais vou conseguir ser original nas minhas peças. Conhecendo as técnicas é possível aplicá-las à realidade do meu trabalho, à marca que crio e ao público-alvo da mesma.

Nos exemplos abaixo podemos perceber algumas referências de livros de modelagem, que facilmente podem ser aplicados no processo de criação e desenvolvimento de modelagem. Na primeira imagem podemos conferir alguns transportes de pences diferentes do comum, o que gera alternativas muito legais para criar.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Amstrong

 

Na segunda imagem temos um exemplo de pence e ao lado como desenvolver o molde.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Amstrong

Neste último exemplo temos uma modelagem completa. Isso é uma referência, não quer dizer que devo fazer exatamente igual e sim compreender a técnica, o desenvolvimento do molde, para que eu possa construir os meus, mas tendo algum guia. Abaixo, segue o passo a passo da interpretação da blusa ilustrada.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Amstrong

 

 

Devemos então incluir nas nossas pesquisas a busca por referências de modelagem, para cada vez mais diferenciar nossos produtos, gerar mais ideias e com isso sempre agregar valor ao nosso trabalho.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *