A importância da internet no mundo da moda

Greice Verrone

Designer de Moda

A internet no mundo da moda tornou as informações mais acessíveis para os consumidores nos últimos anos, sendo uma importante fonte de consulta sobre as marcas de confecção, tendências, desfiles, fofocas, bastidores, etc. Quer seja usada para fins institucionais ou como canal comercial, ela tem se transformado cada vez mais em um espaço a ser considerado pelas marcas de moda, que se viram obrigadas a desenvolver a sua atuação de comunicação online para atingir públicos mais numerosos e interessados em conhecer seus produtos.

A moda se rendeu à internet, viver on line faz parte do nosso cotidiano, transforma conceitos, pois é uma mídia que veícula milhares de informações, entretenimento e negócios.

As redes Sociais como o Facebook, o Instragram, o Pinterest, por exemplo, levam seu nome, sua marca, e seus produtos para todos os lugares.

 

Por meio dessas plataformas também é possível gerenciar o desempenho da marca e monitorar quem acessa a página de seus produtos, lançar novos produtos e publicar promoções.  Além disso, as redes sociais permitem determinar a faixa etária, o sexo e a que horas e em quais dias da semana o seu público está on-line e, com isso, é possível direcionar sua campanha de marketing para que seja mais assertiva. É nesse espaço também que você cria um relacionamento com o consumidor, responde suas dúvidas de produtos e informa aonde estão disponíveis para compra. Usada de forma estratégica a web pode consolidar sua marca e alavancar suas vendas.

A internet e a velocidade da moda –

 A internet no mundo da moda também acelerou as criações, pois ao facilitar o acesso às novidades das marcas e vendas on-line, exigiu mais lançamentos. Antes, as marcas tinham apenas duas coleções por ano: primavera-verão e outono-inverno. Hoje, já temos alto-verão, alto-inverno, diversas coleções cápsulas… tudo para atender à demanda do mercado por novidade.

 

 

Cada vez mais as marcas criam novos projetos, novos eventos para gerar conteúdo para o consumidor. Nessa velocidade louca, sem dúvida, a área criativa é a mais prejudicada, é difícil criar e inventar sob tanta pressão. Faltam momentos de inspiração.

 

 

Num futuro próximo a moda deve passar por um momento de reinvenção ou corre-se o risco da parte criativa ser um eco de ideias cheias de repetições.

E você, tem aproveitado as vantagens que a internet no mundo da moda trouxe? Compartilhe nos comentários a sua experiência. Até o próximo post!

 

Saiba mais:

Descentralização da mídia impacta a moda

Marketing Viral para Marcas de Roupas: é possível fazer?

WEB 2.0 e as estratégias de marketing das confecções

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *