6 maneiras de fazer o giro do molde no sistema Audaces

O que é o giro do molde no sistema Audaces?

Toda modelagem possui como informação fundamental o sentido do fio, que representa a maneira como esse molde será posicionado sobre o tecido, tema já debatido no e-book Sentido do Fio: como garantir o sentido correto na hora do corte”. A seguir, veja todas as opções para fazer o giro do molde no sistema Audaces e como elas funcionam no momento do encaixe.

Sem giro: o molde será encaixado na mesma posição em que se encontra salvo no sistema Audaces Moldes. Esse tipo de giro é utilizado em tecidos que apresentam apenas um sentido para corte, como no caso de tecidos que possuem estampas que devem obedecer a um único sentido, ou veludos que apresentam um brilho diferente quando em posições inversas.

 

Sem Giro

 

Giro Livre: é utilizado em situações em que o molde poderá ser encaixado em qualquer posição, ou seja, o fio do molde poderá apresentar qualquer ângulo com relação à ourela do tecido. Este tipo de giro do molde o sistema Audaces é utilizado para encaixes em tecidos que não apresentam urdume e trama, como no caso do TNT, ou ainda para casos em que o molde não necessita seguir o fio.

 

Giro Livre

 

Giro 90º: este giro permite que o molde seja encaixado em quatro posições, sendo elas nos dois sentidos do urdume e nos dois sentidos da trama. Este tipo de giro é utilizado em tecidos que permitem o encaixe em ambos os sentidos, sem danificar o caimento ou a estrutura da modelagem, por isso não é indicado para malhas ou tecidos que possuam elasticidades, uma vez que apresentam elasticidade em apenas um sentido (na maioria dos casos no sentido da trama).

 

Giro90

 

Giro 180º: este giro permite que o molde seja encaixado em apenas duas posições, ou nos dois sentidos do urdume ou nos dois sentidos da trama. É utilizado em tecidos que permitem o encaixe tanto de “pé” como de “ponta-cabeça”, como no caso de tecidos lisos ou estampas que não apresentam um único sentido.

 

Giro180

 

-180º +/- faixa: esta opção permite fazer o giro do molde no sistema Audaces em 6 diferentes deslocamentos com relação ao fio do tecido, ou seja, possibilita encaixar o molde na posição original ou com um giro de 180º ou ainda somando ou subtraindo o valor do ângulo inserido no campo Faixa aos 180º.

 

Imagem 5: 180Faixa

 

Faixa: permite que o usuário insira o ângulo em que o molde será encaixado com relação ao fio do tecido. Este tipo de giro é muito utilizado para peças que devem ser cortadas no sentido do viés, ou seja, ao inserir o ângulo de 45º no campo “faixa”, o molde será encaixado entre o sentido do urdume e o sentido da trama.

 

Faixa

 

Quer fazer o giro do molde no sistema Audaces? Agora você não tem mais dúvidas. Aproveite e baixe gratuitamente o e-book “Sentido do Fio: como garantir o sentido correto na hora do corte”.

 

Leia também:

Como Desenhar Bolso Chapado no Audaces Moldes

Cmo utilizar a ferramenta Variantes no sistema Audaces Moldes

Aprenda como ajustar a cintura no Audaces Moldes

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *