06 Dicas de fotografia de moda ao ar livre

Por Lucía Andrea

Designer e empresária de moda

 

Antes de passar as dicas de fotografia de moda ao ar livre, arrisco-me a dizer que a fotografia seja uma das ferramentas mais importantes para a moda contemporânea. São catálogos, campanhas, editoriais, lookbooks, redes sociais e uma infinidade de meios no qual a fotografia de moda possui amplo protagonismo.

 

Há muita tecnologia envolvida e muita gente trabalhando no assunto. No entanto, nem sempre é necessário gastar fortunas em uma produção caríssima, cheia de luzes, flashes e sombrinhas. Mas em minha opinião, a luz solar oferece a iluminação mais perfeita que existe. E aposto que há muitos fotógrafos que podem concordar comigo.

 

A seguir, listo 06 importantes dicas de fotografia de moda. Dicas para fotografar ao ar livre, sem necessidade de equipamentos muito complexos e nem de produções muito elaboradas, mas com resultados super satisfatórios. Todas as fotos foram clicadas com uma câmera (vintage) Canon 20D, lente 50mm 1:1.8 e filtro UV.

 

1) Fotografe em um dia nublado

Os dias nublados também têm seu valor! As nuvens atuam como um filtro difusor natural, que deixa a pele super lisinha e uniforme. Além do mais, a iluminação fica tênue, e não há risco de luzes estourando em arestas e objetos reflexivos.

Retrato feito em dia nublado. Fonte: Acervo pessoal.

 

2) Abra o diafragma!

Abra o diafragma o tanto quanto a sua lente permitir. Quanto mais aberto, mais possibilidade de desfoque entre planos, o que gera uma noção de profundidade muito boa e agrega dramaticidade à foto, deixando-a mais expressiva.

Foto clicada com o diafragma aberto em 1.8. Fonte: Acervo pessoal.

 

3) Use o fundo a seu favor

Na falta de um fundo branco infinito, não tenha medo de tirar proveito de grades, calçadas e até mesmo paredes manchadas. Dê ênfase à perspectiva ou então componha seu enquadramento de acordo com as imperfeições do seu fundo, e use-as a seu favor. Um bom desfoque de planos com certeza ajuda muito neste momento.

Grades e calçadas gerando efeito de perspectiva e profundidade. Fonte: Acervo pessoal.

 

Uma parede manchada virou um fundo interessantíssimo. Fonte: Acervo pessoal.

 

4) Usufrua daquilo que a natureza tem de melhor

Galhos, folhas e flores posicionadas no primeiro plano (e o foco posicionado no segundo) funcionam como um filtro colorido natural ou adicionam adoráveis detalhes que quebram qualquer tipo de monotonia.

Foto feita com uma folhagem vermelha em primeiro plano. Fonte: Acervo pessoal.

 

Folhas verdes em primeiro plano adicionam detalhes à foto. Fonte: Acervo pessoal.

 

5) Quando fotografar, pinte um quadro

 

Entre as dicas de fotografia  de moda ao ar livre, preciso confessar que gosto muito de comparar fotografia com pintura. O segredo de um bom enquadramento está em enxergar a foto como se fosse um quadro a ser pintado: inclui-se apenas os detalhes mais bonitos e deixa-se de fora os supérfluos. Além do mais, a foto/pintura deve ficar tão bela a ponto de querer exibi-la na parede.

Foto com jeito de pintura. Fonte: Acervo pessoal.

 

6) Nem tão ao meio

 

Posicionar o objeto no centro da foto não é uma regra infalível. Desequilibrar a imagem, muitas vezes é uma saída ainda melhor. Ouse!

Foto não-centralizada, mas de resultado agradável. Fonte: Acervo pessoal.

 

Leia também:

O segredo dos estilistas: o que existe por trás de coleções lendárias

Sobre as cores na moda: o que você precisa saber

6 nomes da Ilustração de Moda Contemporânea

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *